A Pousada Gajiru é um lugar onde você pode relaxar profundamente e explorar a beleza da Vila de Itaúnas.
DUNAS DE ITAÚNAS



 

     O surgimento das dunas ocasionou o soterramento do núcleo primitivo, iniciado há 300 anos. O lençol arenoso soprado pelos ventos nordeste invadiu casas e cresceu progressivamente, soterrando toda a vila. Em 1964, ainda havia vestígios das últimas casas.
    Fugindo do desastre ecológico ocasionado pela degradação da restinga entre a vila e o mar, os moradores, em geral pescadores, foram se estabelecer na margem oposta do Rio Itaúnas, dando início ao atual povoado. Mas nem era preciso o mistério das dunas, para que o turista se encantasse pelo local, bastava a praia comprida, de mar calmo e sussurrante, as colinas de areia brilhando ao sol e as sombras de eucaliptos, cobrindo com perfume a pitoresca estradinha que liga a vila ao asfalto. Itaúnas fica a apenas 25 KM de Conceição da Barra. A praia se estende à Foz do Rio Itaúnas até os limites do Estado da Bahia. A vegetação típica da restinga é mais visível perto da praia. A praia de Itaúnas completa o complexo turístico da Vila de Itaúnas, que vai das Dunas até os aspectos de sua cultura popular e política de preservação da fauna e da flora pelo Parque Estadual de Itaúnas.
    O Parque Estadual de Itaúnas está localizado na Vila de Itaúnas. São cerca de 3.150 hectares, que vão desde a Foz do Rio Itaúnas, em Conceição da Barra, até à Foz do Riacho Doce, no limite com o Estado da Bahia. Manguezais, rios alagados, restinga, praia e seu pontencial faunístico e florístico fazem, desta área, o ambiente ideal para admirar a natureza. O Parque Estadual de Itaúnas foi criado em 1991 tendo as dunas sido tombadas pelo Patrimônio Histórico em 91. Nele está instalada uma estação ecológica que desenvolve hoje a importante pesquisa da desova da Tartaruga, através do Projeto TAMAR - IBAMA. O Projeto TAMAR tem por finalidade a proteção e pesquisa de tartarugas marinhas em 38 Km de extensão de praias. Centro de exposições para visitantes e amostra de vídeos. Atividades de educação ambiental. Contemporâneas dos dinossauros, as tartarugas estão na lista internacional dos animais em extinção.

 



 


 

   E-mail: pousadagajiru@hotmail.com © pousadagajiru.com.br - Todos os direitos reservados